segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Tarte de peras e chocolate


Para a caixa de massa:

165g de farinha
50g de açúcar extra fino
30g de amêndoas moídas
½ colher de chá de sal
125 g de manteiga sem sal, gelada, partida em cubos
3 a 4 colheres de sopa de água gelada

Para o recheio:

4 ou 5 peras de sobremesa, consoante o tamanho, maduras
1 ½ colher de sopa de açúcar extra fino
90g de manteiga sem sal
45g de cacau em pó
1 ovo
180g de açúcar granulado
45g de farinha
1 colher de chá de essência de baunilha

açúcar de pasteleiro para guarnecer

  1. Para a caixa de massa peneire, para uma tigela, a farinha, o açúcar, as amêndoas moídas e o sal. Acrescente-lhes a manteiga e esfregue-a na farinha, com a ajuda das pontas dos dedos, até a mistura se assemelhar a finas migalhas de pão. Com um garfo, misture no preparado só a água para este se agregar em montículos.
  2. Ponha a massa numa superfície plana e forme uma bola, rapidamente. Embrulhe-a em película aderente e meta-a no frigorífico 30 minutos, pelo menos.
  3. Estenda, agora, a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada e forre com esta a forma já preparada. Meta-a no frigorífico enquanto trata das peras.
  4. Descasque as peras e retire-lhes o caroço. Pique a massa da tarte com um garfo e salpique-a com o açúcar extra fino. Disponha as peras na caixa da massa ainda por cozer, meta-a no forno pré-aquecido (200ºC) e cozinhe-a por 15 minutos. Tire-a do forno e ponha-a sobre uma rede, até estar pronta para acabar de ser recheada.
  5. Entretanto, termine o recheio. Derreta a manteiga, acrescente-lhe o cacau e mexa até obter uma amálgama. Bata os ovos com o açúcar e adicione-lhe a mistura de cacau. Peneire a farinha por cima disto e envolva-a no preparado. Acrescente-lhe a essência de baunilha e mexa. Deite o recheio por cima das peras e alise-o com uma espátula, até obter uma camada o mais uniforme possível.
  6. Meta a tarte outra vez no forno, por 15 minutos ou até o recheio ter cozinhado. Retire-a para cima de uma rede onde arrefecerá. Antes de a servir, guarneça-lhe a parte superior com um pouco de açúcar de pasteleiro, aos salpicos.

2 comentários:

Rosa Eliza disse...

Bom dia Cerejinha adorei seu blog de culinaria,as receitas são otimas parabens.Convido você para conhecer o meu blog de culinaria Portal dos Sabores e o Artes da Rosa,ofereço os awards eo selo de amizade sincera.
Bjss.

pimenta rosa disse...

a tarte parece uma delicia
bjs